Programa Farmácia Popular do Brasil

O Programa Farmácia Popular do Brasil vem a ser uma iniciativa do Governo Federal que cumpre uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Foi implantado por meio da Lei nº 10.858, de 13 de abril de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) a disponibilizar medicamentos mediante ressarcimento, e pelo Decreto nº 5.090, de 20 de maio de 2004, que regulamenta a Lei 10.858 e institui o Programa Farmácia Popular do Brasil.


Você sabia que existe o programa “Farmácia Popular” que disponibiliza medicamentos gratuitos para essas doenças? Criado pelo Governo Federal, o programa Farmácia Popular veio para facilitar a compra de medicamentos, que tratam das doenças com maior incidência no país. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e uma parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada "Aqui tem Farmácia Popular".

E não é só isso, além da cobertura integral para algumas medicações em casos de diabetes, hipertensão e asma que é conhecido como “Saúde não tem preço”, o programa Farmácia Popular oferece descontos de até 90% para mais 11 itens, entre medicamentos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.

Como faço para comprar medicamentos pelo programa?


Basta ir a qualquer farmácia credenciada no programa levando:
- CPF
- RG ou Certidão de Nascimento

Receita médica contendo:
- Nome do médico
- CRM
- Assinatura do médico
- Endereço do consultório
- Data de expedição
- Nome do paciente
- Endereço residencial do paciente

Acesse o link abaixo e confira a lista completa de medicamentos cobertos pelo programa Farmácia Popular:
www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/carta-do-sus/farmacia-popular

Portaria nº 971, publicada em 17 de maio de 2012, foi substituída pela Portaria nº 111, publicada no Diário Oficial da União em 29/01/2016, e que passou a vigorar a partir do dia 12/02/2016.